A Instituição


A Santa Casa da Misericórdia de Viana do Castelo é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS), fundada no século XVI, mais concretamente no ano de 1521. A sua criação teve como objectivo a prática de obras misericórdias, segundo a doutrina da Igreja Católica, e visou a satisfação das carências sociais na sua área de intervenção (o concelho de Viana do Castelo).

A Santa Casa da Misericórdia teve a seu cargo, até à década de setenta, a actividade hospitalar. Foi responsável pela criação de uma leprosaria, na Rua da Bandeira, que albergou, cuidou e tratou das vítimas da lepra. Teve também um papel relevante na inumação dos cadáveres das vítimas da Inquisição, que estavam impedidos de ser enterrados nos cemitérios das igrejas. Edificou também o Lar de S. Tiago, que foi o primeiro estabelecimento assistencial a pessoas idosas do sexo feminino.

O Lar Nossa Senhora da Piedade está situado na Rua Mateus Barbosa e foi fundado a 1 de Abril de 1990. É composto por quatro pisos e o acesso aos mesmos é assegurado quer por escadas, quer por elevadores.

A esta instituição cabe a prestação de serviços de alojamento, higiene, alimentação, tratamento de roupas, cuidados de saúde primários, medicação, conforto pessoal, apoio social e lúdico.